14 dezembro 2011

Shissue

 

Chegou e encantou.

DSCN5159

O pequeno Shissue veio ter comigo com apenas duas semanas.

Dei-lhe este nome, por se parecer com o gato selvagem da minha terra (Angola) cujo nome na língua umbundo é : “Oshissuê” .

Bem pequenino logo mostrou ser dono de uma forte personalidade.

DSCN5093

DSCN5201

Ao ser apresentado à família quatro patas, apenas houve uma certa relutância da parte da Marquinhas, mas logo passou.

Foi a Set foi quem se dedicou de corpo e alma a este pequeno ser.  Foi amor à primeira vista. Prestava-lhe todos os cuidados. Era muito pequenino e necessitava de cuidados maternos, e ninguém melhor que a Set para o fazer.

DSCN5095Era realmente lindo de se ver, tanta dedicação e amor.

DSCN6801

DSCN5132

Como todos os bebes, gatos e não só, o nosso Shissue, necessitava de ser estimulado para fazer as suas necessidades. Disso se encarregou a Set, que se mantinha atenta a todos os miados e queixumes do seu pequeno Shissue.

De salientar que devido à maldade humana, a Set  apenas tem apenas metade da língua.  Mesmo assim, embora deixando-o completamente molhado de baba, sempre cuidou da higiene do seu bebé.

DSCN5213

O Shissue cresceu feliz e saudável. Rodeado de atenções e carinhos, nossos e das suas companheiras Marquinhas, Sandula e da sua mãe adotiva Set.

DSCN5091

Tudo e todos lhe despertavam a curiosidade . Não havia nada que não investigasse. Atentamente nos seguia para todo o lado e procurava imitar tudo quanto fazíamos.

As brincadeiras da Set e Shissue

DSCN5924

A Set e o Shissue,  não passavam um sem o outro.  Eram felizes.

imageQuando dormiam ficavam bem agarradinhos como que a aproveitar todos os momentos que a vida lhes proporcionava.

image

DSCN6528

Após um ano, o Shissue transformou-se no gato (para mim) mais lindo do planeta. Muito meigo e conversador.

Infelizmente, foi breve a sua passagem no planeta terra. A sua curiosidade e inteligência levaram-no à morte.

Moro num quarto andar e sempre tive o cuidado de ter todas as janelas fechadas, tendo até comprado janelas com rede para arejar a casa, usando as de rede quando era necessário. O Shissue sempre acompanhou esta operação atentamente. Longe de mim pensar que um dia ele iria abrir uma janela. …………

Assim nos deixou.

Na dimensão onde está, corre salta e voa e ao cair nada lhe acontece.

Nessa dimensão, ele vê a sua Set que ficou inconformada. Visita-a durante o sono e conforta-a com as suas patinhas aveludadas e o seu ronronar carinhoso.

Depois dele, chegaram mais dois bebes; o Shalom e o Cuilo, de quem ela também cuidou, mas nada voltou a ser o que era.Tratou deles com o carinho e ternura que a caracterizam, mas sem o entusiasmo com que cuidava do seu Shissuê.

DSCN6806

Quero acreditar que o Shissuê é feliz. Feliz com toda a família de duas e  quatro patas que se encontram numa dimensão, onde não existe dor, nem sofrimento.   É livre e atentamente, como quando estava entre nós, espera ansiosamente por aqueles que tanto amou e que tanto o amaram.

Ficarás sempre nos nossos corações querido Shissue.

2 comentários:

  1. que lindos,quem disse que os cães e gatos não podem ser amigos.
    lindos.

    ResponderEliminar