29 outubro 2011

A Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF) recebe ultimato

 

A Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF) tem até ao próximo dia 31 de Dezembro para retirar os animais do canil, que está instalado num espaço cedido por um particular, no Pessegueiro, a seguir à Giesteira. O “ultimato” deixou a associação desesperada, que, neste momento, tem à sua guarda 60 cães e alguns gatos.

“Para além do choque que é ver destruir um sonho, para a APAAF que não tem meios próprios para alugar ou adquirir outro espaço com características e equipamento semelhantes, é esmagador imaginar ter que equacionar a hipótese de abandonar os animais à sua sorte ou pensar na hipótese de proceder à sua eutanásia”, desabafa Céu Romeiro, presidente da associação. A este problema acresce o facto da pessoa que “mais ajuda a associação com o tratamento diário de todas as necessidades que os animais têm” desejar voltar para o seu país de origem,  o Brasil.

“Apelamos a todos ajuda para encontrar terreno, onde se possam construir instalações ou com construção já feita e que se possa adaptar  para que possamos acolher condignamente os animais que albergamos”, afirma Céu Romeiro, que se mostra disponível para efectuar protocolo com qualquer instituição (pública ou privada) que queira ajudar a associação.

“Precisamos da ajuda de todos - do Santuário de Fátima, da Câmara Municipal de Ourém, da Câmara Municipal da Batalha, da Junta de Freguesia de Fátima, das empresas de ferro, empresas materiais de construção civil, empresas de construção civil,  das imobiliárias, dos hotéis, das agências de viagens e de todas e quaisquer instituições públicas ou privadas,  que tenham em si a boa vontade de nos ajudar a construir um canil/gatil para acolher todos os animais que precisem da nossa ajuda”, afirma.

“Agradecemos também a oferta de  ajuda de  associações  de protecção animal que estejam dispostas a receber alguns destes animais a título provisório e com contrapartidas a suportar pela APAAF (alimentação, veterinário ou qualquer outra despesa que seja necessária),  até conseguirmos arranjar uma solução efectiva para os animais”, acrescenta.

Recorde-se que a Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima nasceu em 2009, com a missão de resgatar, alimentar, cuidar e dar para adopção responsável animais abandonados. Para além disso, para sensibilizar as pessoas para o bem estar animal, sobretudo para os muitos animais que são abandonados no concelho de Ourém, incluindo Fátima e arredores, nos concelhos da Batalha, Pombal, entre outros.

Na altura, a associação visitou um espaço no Pessegueiro, que estava bastante degradado e com o acordo com as pessoas que lá vivem, conseguiu  começar a instalar os animais no canil que lá existia.

Desde essa data em diante, foram efectuados grandes melhoramentos, visto que o espaço, embora esporadicamente recebesse animais, sobretudo nas férias dos donos, estava em péssimas condições  para poder ter animais residentes.

Com a ajuda e orientação de pessoas ligadas à Câmara de Ourém, foram-lhe prestados serviços sob a forma de donativo e as obras foram efectuadas, pelo menos as mais urgentes. O espaço recebeu o nome de Quinta da Paz dos Animais.

A APAAF já apanhou na rua, retirou do canil municipal de Ourém e recebeu animais em perigo que lhe são entregues por gente empenhada em ajudar mas que não tem condições de os ter cerca de 350 animais. Cerca de 220 animais foram entregues para  adopção. A associação aceita donativos, quem quiser ajudar pode contactar Céu Romeiro (918453070).

Legenda: Associação tem até ao dia 31 de Dezembro para retirar os animais do canil instalado no Pessegueiro

CAIXA

Temos de encontrar uma solução

O presidente da Câmara Municipal de Ourém reconhece que é preciso “encontrar uma solução” para os animais que se encontram na Quinta da Paz dos Animais. “Temos que nos sentar à mesa com a presidente”, afirma, acrescentando: “Sei que tem lá muitos animais, a nossa estratégia era fazermos um canil condigno, mas, neste momento, não temos condições para isso. Ainda agora estive a ver o corte do Orçamento Nacional do Estado para 2012. São oitocentos mil euros a menos. Este ano recebemos menos um milhão e cem mil euros que no ano passado. Em 2012 vamos receber ainda menos 800 mil euros. A situação torna-se incomportável”.

O autarca não descarta a hipótese de se avançar com um canil intermunicipal, para isso “era preciso que houvesse uma candidatura comunitária, mas está tudo parado”.

Fonte

3 comentários:

  1. boa tarde gostava de saber como fazer para adotar 2 cães um e para ir para frança outro e para cá pode ser 2 femeas porte pequeno se me poderem esclarecer agradeço no domingo vou a fatima meu contacto 968519113

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Esta noticia já foi publicada em 2011. Poderá no entanto contactar a APAAF - ASSOCIAÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS DE FATIMA através deste link: http://apaaf.blogspot.pt/. Pode ainda contactar outra associações usando esta pagina: http://ossodecao.blogspot.pt/search?q=links+

      Eliminar
    2. Página da APAAF - facebook https://www.facebook.com/apaaf1/?fref=ts

      Eliminar