07 novembro 2013

O que esperar quando adopta um gato – introduzir o gato a uma nova casa

 

Levar um gato para uma nova casa pode ser um processo assustador e stressante para o gato. Descubra como agir de forma a tornar esta transição mais suave.

Ao adoptar um gato, muita gente pensa que será fácil integrá-lo na sua nova casa. Infelizmente, nem sempre isto acontece. Muitos gatos ficam assustados quando são levados para um novo local e os primeiros dias podem ser bastante stressantes para o animal.

Porque é que o meu gato está assustado? Será que adoptá-lo foi um erro?

Muitos adoptantes ficam desencorajados quando chegam a casa com o seu novo gato e descobrem que o animal carinhoso e simpático que conheceram no abrigo se transformou num ser assustado e nervoso que não pára de bufar e de se esconder debaixo da cama ou sofá. Quando isto acontece, é frequente que surjam dúvidas como “Será que adoptar este gato foi um erro?”, “Será que vai ser infeliz em minha casa?”, “Devo devolvê-lo?”.

O esconder-se, bufar e outros comportamentos resultantes do medo (por exemplo, não comer) são normais quando um gato é introduzido numa nova casa. O medo e nervosismo são mais comuns em gatos adultos. Para os gatinhos bebés tudo o que encontram nos seus primeiros tempos de vida é novo e desconhecido e, por isso, tendem a lidar bem com novos ambientes.

O dono de um gato recentemente adoptado deve lembrar-se que este foi levado para uma casa desconhecida, com pessoas desconhecidas, novos cheiros e rotinas diferentes. É normal que o gato fique assustado ao ser retirado do seu ambiente.

Como posso ajudar o gato a adaptar-se à nova casa?

Existem vários métodos que podem ser usados para ajudar o gato a ultrapassar o medo da nova casa:

  • Criar um quarto seguro. Quando o gato é adoptado e levado para uma nova casa, deve ser colocado directamente no seu “quarto seguro”, onde deverão ser colocadas também a areia, comida e água, etc. Inicialmente, o gato deverá explorar o quarto sozinho, ao seu próprio ritmo. Quando se sentir seguro e calmo - normalmente ao fim de um ou dois dias - abra a porta e deixe-o explorar o resto da casa.
  • Deixar o gato explorar o espaço ao seu próprio ritmo. Muitos donos bem intencionados tentam “mostrar” ao gato os diferentes espaços da casa, mas isto só aumenta o nervosismo e medo do animal. Ao invés, deixe o gato explorar a casa ao seu próprio ritmo. Ele sairá do seu “quarto seguro” quando estiver preparado. É normal que nos primeiros tempos volte ao seu “quarto seguro” com frequência, nomeadamente para dormir as suas sestas.
  • Deixar o gato explorar a casa sozinho. Quando o gato começa a explorar a casa, muitas vezes à noite, não o incomode ou interrompa, deixe-o explorar à sua maneira. É importante que o gato tenha tempo para explorar a casa sem outros animais presentes, por isso coloque os outros animais da casa num espaço separado de forma a que o novo gato possa explorar o espaço mais à vontade.
  • Passar tempo com o gato no seu “quarto seguro”. O gato deve habituar-se progressivamente aos seus novos familiares humanos. Assim que ele estiver confortável no seu quarto seguro, comece a passar tempo com ele neste ambiente. Tentar ligar-se a um gato que está num ambiente desconhecido e assustador para ele, torna o processo de ligação gato-humano muito mais difícil.
  • Esperar para apresentar o gato a outros gatos ou animais de estimação. Não apresente imediatamente o gato a outros gatos ou animais. Este deve sentir-se confortável no seu quarto seguro e conhecer o resto da casa antes de ser apresentado aos restantes animais. Não espere que fiquem amigos imediatamente. A adaptação dos animais uns aos outros é geralmente um processo lento. Podem passar várias semanas até que os gatos deixem de se bufar, o que não significa que não venham a dar-se bem. Tal como as pessoas, as amizades não são instantâneas.

Quanto tempo demora até que o gato pare de se esconder e se adapte à nova casa?

A resposta depende da personalidade e história do gato. Gatos extrovertidos adaptam-se rapidamente, gatos tímidos tendem a demorar mais tempo. A idade do gato também tem influência: gatinhos ou gatos jovens tendem a adaptar-se mais rapidamente, em alguns dias; no caso de gatos adultos, podem ser necessárias várias semanas para que o gato se sinta totalmente confortável na sua nova casa. O processo demorará mais tempo se o gato tiver um historial de abuso ou negligência.

A adaptação de um gato a uma casa com outros animais de estimação é também mais lenta, uma vez que o gato tem de se familiarizar não só com a casa mas também com os outros animais.

No fundo, o truque é ser paciente e deixar o gato ajustar-se ao seu próprio ritmo. Forçar o gato a sair do seu esconderijo e não lhe dar um “quarto seguro” podem prejudicar a adaptação à nova casa.

Lembre-se que uma relação com um gato desenvolve-se ao longo de anos e pode ser muito gratificante. O tempo é um elemento imprescindível para que consiga conhecer o gato - os seus hábitos e formas e comunicar - e para que o gato o conheça a si e consiga comunicar melhor consigo.

- texto adaptado a partir de http://suite101.com/a/adopting-a-new-cat-what-to-expect-a92469

Sem comentários:

Enviar um comentário