16 dezembro 2010

A Pomba Cassiana

A pomba Cassiana era apenas um borrachinho quando foi encontrada. Tinha uma pata ferida e pouco mais. Devido à tenra idade, tinha que ser alimentada à mão e não voava.

DSCN9671
Claro que a minha Set, quis logo cuidar deste pequeno ser. Sabia que era muito frágil e mal lhe tocava. Por saber disso, rosnava quando eu me aproximava para tratar da sua pombinha.

Set e Cassiana.

DSC00516_thumb17_thumb

A Cassiana cresceu. Devo ter cometido algum erro, ao criá-la, pois não se alimenta sozinha e também não voa. Está completamente dependente de mim.
Será que se sente cão?

Uma pomba na discãoteca
A Cassiana adora ser elogiada e detesta que lhe chamem nomes.
Neste momento a Cassiana é a líder da família quatro patas.


Clique e saiba mais

7 comentários:

  1. :D Mas que delícia!!!
    A Cassiana é uma "senhora" e os vídeos estão uma maravilha!
    É curioso como eles têm tendência para liderar os outros animais da casa, por muito maiores que sejam! :)) Estas minhas duas não são lá muito atrevidas mas, em tempos, tive um macho que corria atrás de todo e qualquer gato que se aproximasse do seu pequeno território... e os gatos mostravam-se muito respeitadores e achavam por bem obedecer rapidamente! :)) Esse sortudo foi um dos que recuperaram completamente e foram voar em liberdade...
    Muito obrigada, Ana Paula! Que magnifica experiência a de partilhar a nossa vida com estes amigos patudos e penosos! :D
    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de vídeos! Todos, todos são magníficos!
    Estou sem palavras mas acredito que alguém , por aí, me entende ;) Todos nós, os que lidamos com animais, sabemos escutar muito para além das palavras!!!
    Enorme abraço, amigos!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Maria João pelos seus comentários. É bom partilhar a minha experiência com estes pequenos seres com alguém que como eu tão bem os conhece. Que pena serem tão mal compreendidos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula, a Cassiana ainda existe?

    ResponderEliminar
  5. A pomba Cassiana que afinal é pombo, existe e tudo indica que ainda vai durar muitos anos. Continua a dominar os meus cães e gatos.

    ResponderEliminar
  6. Sabe, Ana Paula, eu também crio um pombo, desde pequenininho. Ele caiu do ninho, estava jogado numa calçada. Foi em 23.12.2012. Então, ele só tem 3 meses e meio. O nome dele é Colombo. Mas, não sei direito, pode ser, também, uma Colombina. Ele dorme na varanda de casa e, durante o dia, fica num poleiro no jardim. Ali, ele passa o dia inteiro. Come alpiste, sementinhas de grama, toma água, cochila... Antes, voava apenas para o telhado da casa. Agora, já voa para longe. Ontem mesmo, saiu cedo e só retornou hoje. Foi muito legal saber do seu amor pelos pombos. Achei a história do Cassiano muito parecida com a história do Colombo. Gostaria que você visse algumas fotos dele, mas não sei como enviar. Você tem facebook? Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que mais alguém tem pena destas aves e que como eu lhes presta socorro. O Colombo (a?) tem o privilegio de usar as asas e voar. O pobre Cassiano não sabe voar. Começou a comer sozinho apenas há 3 meses e já tem cinco anos. Devo ter cometido algum erro, ao criá-lo, e o facto de morar num apartamento não ajudou muito, ou então por ser muito novo e faltando-lhe a mãe pomba perdeu todas as faculdades próprias dos pombos.
      Pode me adicionar no facebook entrando aqui:
      https://www.facebook.com/Quimboriangue?ref=tn_tnmn

      Beijos

      Eliminar