07 fevereiro 2011

Tragédia do cão Beethoven inspira recital de piano em prol das vítimas da região serrana do RJ



Pianista Alvaro Siviero fará apresentação com base na obra do compositor Beethoven com objetivo de arrecadar alimentos e outros donativos
São Paulo, 28 de janeiro de 2011 – No dia 07 de fevereiro, o pianista Alvaro Siviero realizará um recital de piano no Clube Paulistano, em São Paulo, com o objetivo de arrecadar donativos para auxiliar as pessoas e os animais vítimas da tragédia causada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Com quase 850 pessoas mortas e cerca de 14 mil desabrigadas o episódio já é o pior desastre natural da história do Brasil.
Em meio a tantas histórias trágicas, uma em especial emocionou o país e foi  responsável pela inspiração do recital. No dia 12 de janeiro a dona de casa Ilair Pereira de Souza, 53 anos, foi resgatada por vizinhos, com uma corda, depois que uma correnteza de lama arrastou a casa dela em São José do Vale do Rio Preto. Mostrada pelas câmaras de TV para todo o país um detalhe chamou a atenção: Além de lutar desesperadamente pela própria vida, dona Ilair também fez o possível para evitar a morte de seu cão chamado Beethoven.
Infelizmente ela não conseguiu segurar o animal que foi visto sendo carregado pela correnteza. Imediatamente o caso virou tema de comentários nas redes sociais e revelou outra tragédia paralela: Além dos seres humanos, as enchentes e desabamentos deixaram um rastro de centenas de animais domésticos como cães e gatos mortos e desabrigados na região.
“A cena de dona Ilair tentando salvar o cão Beethoven revela o sentimento de solidariedade que toma conta de todos numa situação como estas. Temos o desejo de tentar salvar as vidas, independente de elas serem humanas ou animais. Neste sentido me senti na necessidade de fazer alguma coisa e a associação do nome do cachorro com a do compositor foi automática”, diz.
Segundo ele, o foco do evento é ajudar a todos os envolvidos na catástrofe sejam pessoas ou animais. Por isso serão arrecadados alimentos, água, roupas, fraldas, brinquedos para as crianças, ração para cães e gatos etc.
Serviço :
Recital Bethoven em prol das vítimas da região serrana do Rio de Janeiro
Local: Clube Paulistano
Endereço: Rua Honduras, 1400
Horário: 21h
Telefone para contato: 11-3459-9235
Entrada: Doação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos em bom estado de conservação e  ração para cães e gatos.
Data: 07/02/2010
Sobre o Álvaro Siviero
O paulistano Alvaro Siviero participa ativamente do cenário internacional como solista e camerista, tendo atuado à frente daPrague Philharmonic Orchestra, London Festival Orchestra, Salzburg Chamber Orchestra, I Musici de Montreal, Budapest Chamber Orchestra, Russian Virtuosi of Europe, entre muitas outras. Primeiro brasileiro mundialmente
selecionado para participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Fundação Wilhelm Kempff, em Positano, Itália, foi o pianista
que realizou um recital particular ao Papa Bento XVI, em Aparecida, quando da visita do Romano Pontífice ao Brasil.
Com especialização em multiculturalidade pelo Lesley College, Cambridge, Siviero acumula passagens pela Alemanha, Portugal, Itália, EUA, Áustria, França, Inglaterra, Suíça, atuando como solista em turnês por diversos países da América do Sul, como Peru, Chile, Argentina, Uruguay, entre outros. 
Em maio de 2009, sua tocante interpretação do Concerto n.3 para piano de Rachmaninov foi ovacionada pelo público e crítica especializada durante turnê que realizou pelas principais salas de concerto de diversas capitais brasileiras. No mesmo ano, foi o único brasileiro convidado a representar o Brasil no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma.
Siviero foi, em 2008, diretor artístico da temporada de Concertos Internacionais do Teatro São Bento, em São Paulo. O pianista acaba de assumir a direção artística do Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS, em São Paulo. 
Maiores informações: www.alvarosiviero.com.
Fonte:http://www.petmemorial.com.br/recitalbethoven.html

Sem comentários:

Enviar um comentário