25 março 2011

Primeira força policial do mundo para combater casos de crueldade contra animais


Em outubro de 2010, o governo holandês aprovou umprojeto que deve ter deixado o Peta bem satisfeito: a primeira força policial do mundo para combater casos de crueldade contra animais. A estimativa é que a polícia, que já tem até sede (fica na Hogestraat 11, na cidade de Arnhem), entre em ação já nos próximos meses.
O projeto foi criado pelo  Partido para os Animais da Holanda, que desde 2006 conta com dois representantes no Parlamento local. Os pequenos detalhes da força ainda não foram divulgados, mas já sabemos que foram recontratados 500 agentes, que foram demitidos por conta de cortes no orçamento do governo local. Portanto, a iniciativa ainda tem umimportante lado social, já que reintroduziu cidadãos ao mercado de trabalho.
Marianne Thieme, líder do partido, garante que este número dará conta apenas dos casosde maus tratos contra animais domésticos. Segundo a militante, precisaria de mais homens para olhar também para as fazendas, já que a indústria de alimento é o grandeproblema em relação à crueldade contra animais no país.
“Temos 450 milhões de animais abatidos todo ano, que estão tanto em pequenas jaulasquanto em grandes depósitos. Se amontoam, por exemplo, 100 mil galinhas juntas,sofrendo crueldades terríveis”, comentou Marianne em entrevista à BBC Brasil.
Além de implementar o projeto, a parlamentar também acredita que é necessário criar novas leis e ter promotores mais capacitados para julgar casos de violência. “Hoje, 90% dos casos de crueldade contra animais na Holanda são rejeitados pelos tribunais, em boa parte devido ao despreparo dos promotores”, finaliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário