27 agosto 2011

Como fazer comida para cachorro em casa


Por: Manoel Rodgrigues
Assim como a boa comida caseira é uma opção saudável e acessível para os seres humanos, é igualmente verdade em relação a comida caseira para o seu cachorro de estimação. À medida que mais e mais donos de cachorros estão parando de comprar alimentos para cães vendidos comercialmente, por conta dos efeitos nocivos ou da má qualidade nutricional, eles estão voltando a preparar a alimentação de seus animais de estimação em casa, com ingredientes frescos e de boa qualidade. É fácil, simples e muito saudável e nutritivo para o seu cão, e acessível ao seu bolso!
O que cães saudáveis precisam?
A dieta saudável média para um cão deve ser uma mistura de 75% de carboidratos e 25% de proteínas da carne. Siga algumas das sugestões listadas abaixo para ter o seu cachorro comendo e vivendo de forma saudável.
1. Olhe antes de se lançar - Verifique com seu veterinário se está bem passar para comida caseira, e qual o tipo e forma de preparo do alimento cozido é bom para o seu cão.
2. Idéias para carne - Sempre cozinhe a carne antes de utilizá-la para alimentar o seu cão, vários órgãos como fígado, rins, etc são extremamente bons para o seu cão, como são os ovos e cascas de ovos trituradas misturados ao alimento do cachorro. Carnes como carne bovina, frango, atum ou ovelha devem ser trituradas e bem cozidas.
3. Refeição simples - Uma refeição simples e nutritiva para seu cão é uma mistura de arroz, carne moída ou picada, legumes, um pouco de levedura de cerveja e água adequada, dependendo se você deseja seca ou úmida. Legumes devem ser sempre cozidos e amassados também, uma vez que os cães não podem digerir vegetais crus.
4. Fontes de carboidrato - Arroz, branco ou escuro, massas, farinha de trigo integral, farinha de soja ou milho são boas fontes de carboidratos para cães. Qualquer uma dessas matérias-primas deve ser um ingrediente necessário para qualquer refeição que você possa preparar para o cão.
5. Suplementos - Pequenas quantidades de fígado de bacalhau ou óleo de linhaça, um pouco de alho cozido, leite em pó ou farinha de ossos são bons complementos para a refeição, para garantir que as necessidades de cálcio do cachorro sejam atendidas (farinha de osso ou cascas de ovos trituradas), o pelo seja saudável e brilhante (fígado de bacalhau ou óleo de linhaça) e o cão desenvolva resistência contra infecções e se livre de vermes e pulgas (alho).
6. Legumes- Cenouras, espinafre e brócolis (em pequenas quantidades), cozidos e amassados são bons legumes para usar para a comida do seu cachorro.
7. Evite!! Alimentos como chocolates, chá, café, passas de uva, uva, noz-moscada, cebolas, ovos crus, frutos de casca dura (nozes, castanha) com exceção do amendoim estão expressamente proibidos (não os utilize, nunca). Eles podem causar todos os tipos de complicações, como convulsões, insuficiência renal, intoxicação por salmonelas, problemas de circulação sangüínea, tremores, etc. Também evite alimentos mofados, caroços de frutas e massa fermentada.



8. Conservação e oferta do alimento ao cão - Sempre sirva a comida do cachorro em temperatura ambiente normal, não deve ser nem muito quente nem muito fria. Alimentos cozidos não devem ser mantidos na geladeira por mais de 2-3 dias. Assim, ao preparar uma refeição, certifique-se de preparar apenas o suficiente para fazer só uma ou duas porções, e o alimento que o cão consome foi feito bem recentemente.
Você também pode servir ao seu cão cookies ou biscoitos feitos especialmente para eles, existem muitas receitas que você pode encontrar, na Internet ou em livrarias. Vegetarianos que não utilizam ou tocam em carne podem também encontrar  receitas para cães, feitas exclusivamente com vegetais, que são igualmente sadias e nutritivas. Ossos crus não apenas são uma grande festa para o seu cão, mas também são saudáveis. Com a elaboração de alimentos para cães em casa, você está garantindo que seu amado animal de estimação come comida saudável e saborosa, a qualquer momento!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário