05 outubro 2011

Comemore o Dia Mundial dos Animais

 

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade". Leonardo da Vinci (1452-1519)


O dia dos Animais é festejado na mesma data de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais. São Francisco amava todos os bichos e se referia a eles como irmãos: irmã leoa, irmão urso, irmão fera. Assim como os bichos, amava também a natureza em todo o seu esplendor e usava expressões que até hoje são famosas como irmão sol, irmã lua, etc.
Celebra-se o dia dos Animais desde 1930, primeiro em homenagem ao Santo – que morreu em 04 de outubro de 1226 -, depois também em consideração aos bichos que fazem parte do nosso planeta, e que claro, deveriam ser muito mais respeitados.
Os animais estão precisando de ajuda? Sempre! Em todo instante cada um de nós pode fazer alguma coisa para ajudar a protegê-los.
Vale lembrar de algumas dicas:
- Nas cidades: Cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando eles se reproduzirem se não temos condições de cuidar dos filhotes, e explicando para todos que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não se viram sozinhos e correm muitos perigos.
- Nas florestas: Não retirar os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combatendo a poluição e o desmatamento, as queimadas.
- Respeitar os animais não-domesticados que convivem conosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.
- Pesquisar mais sobre os animais e suas necessidades.
- Usar a criatividade e a imaginação.
- Procure saber se em sua cidade existem ongs protetoras de animais, converse com as pessoas envolvidas, conheça mais sobre o trabalho que desenvolvem.
"Quem pratica aventura com responsabilidade e amor preserva não só a natureza, mas também os moradores de seu habitat! Ame os bichos – O dia em que o homem conhecer o íntimo dos animais, todo crime realizado contra um animal, será um crime contra a humanidade". Novamente – Leonardo Da Vinci


Fonte: http://www.morcegolivre.vet.br/dia_mundial_animais.html

Sem comentários:

Enviar um comentário