12 novembro 2011

Ordem dos Veterinários esteriliza animais abandonados em Coimbra

 

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) inicia hoje, em Coimbra, a segunda fase da Campanha Nacional de Esterilização de Animais Errantes (canídeos), com o objectivo de sensibilizar a população a não abandonar animais e a recorrer à adopção.

A bastonária da OMV, Laurentina Pedroso, disse à agência Lusa que a campanha se iniciou em 2010, em Lisboa, e prossegue agora em Coimbra, hoje e nos dias 12, 14, 18, 19 e 21 de Novembro.

"Temos noção que largas dezenas de animais são abandonados e o que pretendemos é alertar e sensibilizar as pessoas recorrerem à adopção e não abandonarem os animais, tendo os médicos veterinários ponderado ajudar a combater este flagelo", frisou a médica.

Por outro lado, acrescentou Laurentina Pedroso, pretende-se "evitar a propagação de doenças, salvaguardando a saúde pública".

A campanha prossegue ainda este mês em Trás-os-Montes e terá continuidade em 2012, tendo como meta esterilizar 200 animais.

A iniciativa vai envolver 100 médicos veterinários que se disponibilizaram para esta acção em regime de voluntariado.

A acção vai decorrer no Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coimbra, em colaboração com a Câmara Municipal e a Escola Universitária Vasco da Gama.

A bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários explicou à agência Lusa que os locais onde a campanha se desenvolve são seleccionados tendo em conta a existência de instituições de ensino superior de medicina veterinária.

Segundo Laurentina Pedroso, a campanha conta com a participação da indústria farmacêutica, que "deu uma grande ajuda em termos de materiais para as cirurgias".

Fonte

2 comentários: