11 janeiro 2012

Marquinhas–exemplo de resignação e paciência na doença.

 

DSCN4831

Apesar da idade avançada, 17 anos a Marquinhas, nunca teve problema de saúde. Apenas durante um período entre os 15 e 16 anos que vomitava com frequência. Mudei a ração e tudo passou.

106

Quando tudo parecia estar bem,  ao escovar-lhe o pelo, notei um inchaço anormal, no dorso. Corri para o veterinário e aí foi-lhe diagnosticado um carcinoma.

119

Devido à idade avançada, optei pelo tratamento paliativo em vez de operação e assim minorar o sofrimento da Marquinhas pois não havia  perspectivas de
cura.

image

Quanto mais o carcinoma crescia, mais a Marquinhas comia e mais peso  perdia. Por causa do tratamento, tinha um apetite devorador. Oferecia-lhe então, todos os petiscos existentes no mercado, mas nos últimos dias de vida, o que mais a Marquinhas apreciava, era o patê de frango caseiro, com cenoura e arroz. Também não recusava salmão cozido. 

DSCN8209

Todas as semanas me deslocava ao veterinário com a minha Marquinhas, para tratamento. Tudo aceitava sem nunca reclamar.

 DSCN8222

Para não ser incomodada pelos seus companheiros, Cuilo e Shalom, permanecia muito tempo na grade, onde nunca lhe faltou o saco de água quente. 

Nas ultimas semanas de vida, quando saia para fazer as sua necessidades no WC, muitas vezes não chegava a tempo, por se encontrar muito fraca e com pouca agilidade. Periodicamente tinha então que a incomodar e levá-la á caixa com areia sempre limpa, (especialmente para ela) onde então se aliviava. Quando terminava, com a sua voz meiga, dizia-me que já estava despachada.

image

Tudo aceitou, com paciência e resignação. Nunca se mostrou saturada. Por vezes até tinha a sensação que me dizia: não te preocupes, eu estou bem. Mas não estava bem!… Devia ter dores, embora não se queixasse. Nos últimos dias, começaram a aparecer mais feridas no seu magro corpinho e até na ponta do nariz.

Por fim a dura decisão: eutanasiar a minha menina e assim acabar com tanto sofrimento.

Assim ela se foi. Iria fazer 18 anitos em Fevereiro. Para mim, foi uma luz que deixou de brilhar neste planeta. É agora mais uma das muitas estrelas a brilhar no céu, juntamente com todos os meus animais que partiram antes dela. Acredito que são felizes e  alegremente esperam por mim.

Numa nuvem bem macia, está agora com o seu amado irmão Chiquito e com todos os outros que partiram antes dela.

Expresso aqui, a minha gratidão, ao Dr. Rui Neves e Dra. Inês, pelo profissionalismo e carinho com que sempre trataram a minha menina.

2 comentários:

  1. Muito linda que era a gatinha, é muito triste qualquer despedida.faz um ano em junho, que também tive que por em prática a eutanásia; levei ao veterinário a minha gata neta, para morrer. É muito difícil nos mentalizarmos que temos que deixar partir, as gentes do nosso caminho; o amor é grande e a saudade fica e não há nada que cure este sentimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quem ama os animais como nós, pode compreender a nossa dor. A Marquinhas deu-me o que nenhum ser humano me daria. Foram 18 anos de amor incondicional. A saudade ficará para sempre.....

      Eliminar