14 junho 2012

Sapateiro reformado de Vila Franca de Xira multado por alimentar cães abandonados

 

Manuel Cristeta estava longe de imaginar o imbróglio em que se ia meter
Sapateiro reformado de Vila Franca de Xira multado por alimentar cães abandonados

foto

Um sapateiro de Vila Franca de Xira, reformado, foi multado em 995 euros por alimentar cães abandonados que andavam junto a uma propriedade de familiares. Chegou a ter a moto penhorada por ter falhado duas prestações.

Um sapateiro de Vila Franca de Xira foi multado em 995 euros por alimentar cães abandonados. O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que o apanhou a dar comida aos animais, entendeu que Manuel Cristeta, ao alimentar os cães, estava a tomar posse dos mesmos e também levantou um auto por não ter licença dos animais, apesar de não ser dono de nenhum deles. Manuel João Cristeta, 65 anos, vive e trabalha em Vila Franca há 42 anos. Aos fins-de-semana vai para a propriedade do irmão caminhar e conviver. É junto a esse local ermo que vadiam 13 cães que, apesar dos alertas da família de Manuel Cristeta, nunca foram recolhidos pelas autoridades.

No final de 2010 Manuel Cristeta lembrou-se de dar “uma mãozinha de ração” aos animais antes de sair para uma caminhada. Os cães seguiram-no ao longo da estrada e o homem acabou por cruzar-se com uma brigada do SEPNA que passava no local. “Disse que os cães eram abandonados e que ocasionalmente eu e o meu irmão lhes dávamos de comer para não morrerem de fome. Os agentes perguntaram-me pelas licenças dos animais e disse que não tinha porque os cães não eram meus”, conta.

Com medo que recolhessem os cães e os abatessem, Manuel acabou por adoptar alguns. Deslocou-se aos serviços da Câmara de Vila Franca de Xira, tratou da vacinação e legalizou-os nos serviços da junta de freguesia da cidade. Mas uns meses mais tarde apareceu a multa para pagar. Insistiu que os cães não eram seus mas ninguém na junta acreditou na sua palavra. “O que me disseram foi que se eu alimentava os cães é porque eles eram meus”, lamenta. Manuel acabou por se resignar e pagar a multa em prestações de 40 euros, porque vive com uma reforma de 218 euros e dos serviços de sapateiro que vai realizando em Vila Franca.

O sapateiro pagou nove prestações e depois pediu para que baixassem o pagamento para 20 euros mensais, porque estava em dificuldades económicas. “Fiz uma carta à junta e estive dois meses à espera de resposta. Durante esse tempo deixei de pagar e a junta meteu logo um processo em tribunal”, lamenta Manuel Cristeta, que viu a sua moto, único meio de transporte que possui, ser penhorada. Valeu-lhe a ajuda de familiares que lhe emprestaram dinheiro. “As pessoas não acreditam na minha história. Agora sempre que vejo alguém a alimentar animais abandonados aviso logo as pessoas. Mas se vemos os animais na rua com fome o que fazemos? Fingimos que não é nada connosco?”, questiona.

Fonte: O Mirante Semanário Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário