20 dezembro 2010

Adestramento com inteligência


Clique para Ampliar
Vladinir Maciel treina Jacó com reforço positivo. O cão adora ser recompensado pulando no ar para pegar o frisbee
Clique para Ampliar
O Border Collie espera indicação do treinador para começar seu show na cena do banheiro.
ALEX COSTA
Clique para Ampliar
No segundo momento, Jacó levanta a tampa do sanitário, educadamente, utilizando o próprio focinho
Clique para Ampliar
No vaso sanitário, o cão faz xixi. Da primeira vez que desempenha o número, a cena é real
Clique para Ampliar
Como prova do bom aprendizado, Jacó dá descarga, após abaixar a tampa do vaso, gesto que algumas pessoas esquecem
Clique para Ampliar
Ao final da cena, o cão volta a dormir enroladinho no lençol. O show vai para o "Se Vira nos 30" do Domingão do Faustão
20/12/2010
A correta motivação é fundamental para ensinar animais a se comportarem conforme o estilo de vida do dono
Eusébio. Imagine um cachorro que é mais educado do que muito ser humano: ele vai ao banheiro, levanta a tampa do sanitário, faz xixi dentro do vaso, abaixa a tampa, dá descarga e, ao sair, "volta a dormir" enroladinho do lençol. Sim, esse cão existe e está pronto para dar um show no Domingão do Faustão, no quadro "Se vira nos 30". Trata-se de Jacó, um Border Collie de 1 ano e 7 meses que desde os 62 dias de nascido tem como treinador e proprietário o idealizador da Cão Gentil Adestramento e Comportamento Animal, Vladinir Maciel. A dupla nasceu um para o outro. Jacó adora aprender novos comportamentos e Vladinir não perde a oportunidade para selecionar as melhores performances. Sejam dar saltos mortais para pegar brinquedos, andar para trás, fingir-se de morto, ficar sentado sobre as patas traseiras, dar um "oi" com as dianteiras e muito mais.
A versatilidade deste cão prova não só a sua inteligência, mas a comprovação de que, quando motivados corretamente, os cães, assim como os seres humanos, são capazes de coisas incríveis.
Com base no Adestramento Inteligente, método desenvolvido pelo zootecnista Alexandre Rossi, Vladinir Maciel criou a Cão Gentil. O nome não é à toa. Os animais "alunos" aprendem os comportamentos desejados pelo proprietário por meio do reforço positivo, gentilmente. O cão é recompensado pelos acertos no aprendizado e não é premiado quando erra. A recompensa pode ser petisco ou brinquedo. Descobrir qual das duas vai agradar mais, é tarefa do treinador, no trabalho diário. Vladimir evita a palavra punição. "Não trabalhamos com isto, mas com ausência do ganho, da recompensa. Assim como o ser humano, o animal busca o que lhe dá satisfação, o que lhe agrada. No trabalho, dou o que o cão gosta".
Nível avançado
Jacó treina todos os dias, em ritmo que não pode ser estressante. Como está em nível avançado, são 40 minutos ao longo do dia, em etapas de 10 minutos por vez. Mas ele gosta tanto da "brincadeira", que parece não cansar nunca. Se fosse preciso, passaria o dia inteiro correndo para ser recompensado. O que mais lhe agrada não são petiscos, mas o frisbee, bolas e brinquedos de borracha. Para pegar o frisbee no ar, ele dá saltos de quase dois metros de altura. E a alegria é permanente. É pura satisfação. Aqui Vladinir mostra a diferença de seus treinamentos. O animal aprende, mas sentindo-se feliz.
Na Cão Gentil, Vladinir tem a mulher, Najla Maciel, e o irmão, Neto Maciel, como companheiros de equipe. Eles já têm como "alunos" cerca de 35 cães. Porém não treinam só cachorros. Também gatos e a espécie que aparecer. Entre os animais do próprio Cão Gentil, há o gato Félix, um SRD que sabe passear na coleira e fazer números entre as passadas do treinador. Também há um sagui obediente e uma Pinsher que só era estressada quando morava com o antigo dono e vivia dentro de um viveiro de pássaros. Hoje, a Catita, como ela se chama, é super tranquila. Deve ser porque "adora rezar". Quando Vladinir se ajoelha e fica com as mãos postas, ela corre e se inclina também no mesmo gesto de oração.
A Cão Gentil treina animais para o adestramento doméstico, anúncios comerciais e também para filmes. Vladimir treinou o bode que guia o cego no filme "Cine Holiúdy". Também já preparou o Poodle Pipoca, para interpretar um vira-lata na nova novela da Record que já está sendo gravada.
Ele conta que o segredo é saber selecionar o comportamento do animal. No treinamento de Jacó, usa o clicker para indicar a performance desejada. O cão fica atento ao som discreto do equipamento e, prontamente, desempenha a performance aprendida.
Vladinir trabalha em duas linhas: o adestramento, para o animal obedecer a comandos; e a resolução de comportamentos, tais como rasgar sofá, fazer xixi em local errado, roubar comida. Na primeira linha, o cão já pode começar entre 4 a 6 meses de idade, e o gato, de 8 a 10 meses. Na segunda, desde que haja necessidade.
Positivo
"O princípio de nosso trabalho é o reforço positivo, com recompensa pelo acerto"
Vladinir Maciel
Treinador de animais

"O filhote já pode ser treinado a partir dos 50 dias de nascido para aprender melhor"
Neto Maciel
Treinador de animais

"Os gatos também podem ser treinados para ter o comportamento desejado"
Najla Maciel
Treinadora de animais

MAIS INFORMAÇÕES
Faculdade Cão Gentil, Estrada do Fio, 2668, Região Metropolitana de Fortaleza - www.caogentil.com
(85) 9994.4099/ 86078040
Valéria Feitosa
Editora do Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário