28 março 2011

Crise aumenta procura de canis

 
Aumentou em mais de 60 por cento o número de cães entregues no Canil Municipal de Leiria para abate, facto atribuído à crise que está a afectar as famílias e também ao sucesso das campanhas contra o abandono de animais.
"Notamos que as pessoas estão a desfazer-se dos cães em número superior ao que era habitual, por não terem condições para os criar, e optam por entregá-los no canil porque o abate é gratuito", explicou Pedro Nogueira, veterinário municipal de Leiria, salientando o facto de estarem a diminuir os casos de abandono.
Na opinião do responsável, as campanhas de sensibilização contra o abandono de animais estão a "começar a produzir efeitos", levando a que as pessoas encontrem outras soluções em vez do puro abandono dos animais.
Segundo dados divulgados pela Câmara de Leiria, em 2010 foram entregues no Centro de Recolha do Canil Municipal 886 cães, quando no ano anterior tinham sido 551. Nos dois últimos anos também aumentou (de 320 em 2009 para 479 em 2010) o número de cães recolhidos pelos serviços municipais.
Dos 1365 cães que em 2010 deram entrada no canil, 544 estavam em condições de serem adoptados, mas só 274 arranjaram uma nova casa. Os outros foram abatidos.
 

*********************

Por estas e outras, cada vez gosto mais dos animais. Como é possível entregar-se um amigo para abate? Pode faltar para mim, mas não quero que nada falte á minha família de quatro patas, pois tal como uma criança, eles não sabem o que é a maldita crise.
Ana Paula
"Perderei a minha utilidade no dia em que abafar a voz da consciência em mim".
Mahatma Gandhi

Sem comentários:

Enviar um comentário