05 março 2011

Entenda o que seu cão quer dizer

 

 

Compreender certos comportamentos em situações específicas ajuda a melhorar a comunicação com seu cachorro

Mulher com cachorroAtenção: abanar o rabo também pode ser sinal de desconfiança
Foto: Getty Images

Se para os homens a vocalização é uma das maneiras mais eficientes de se relacionar, para os cães ela é apenas parte da mensagem. Uivos e latidos vêm sempre acompanhados de movimentos. A posição das orelhas, dos olhos, da cauda, da boca e até mesmo dos bigodes pode transmitir informações preciosas, que revelam de maneira bastante sutil a intenção do animal. Ao se esforçar para interpretar essa linguagem corporal, o dono se aproxima do bicho.


Aprenda a distinguir algumas expressões comuns no mundo canino

Rabo abanando nem sempre é bom sinal
Antes de sair por aí dizendo que um cão que mexe o rabo pra lá e pra cá está feliz, avalie o contexto em que essa ação ocorre. Ao fazer movimentos amplos e agitar a cauda de forma rápida e efusiva, ele mostra que está satisfeito. Já quando balança horizontalmente e num ritmo mais lento, o pet pode estar, na verdade, desconfiado. Para diferenciar esses gestos, fique atento a toda ginga do bicho.
Cachorro ameaçador
Dentes à mostra sempre intimidam qualquer desconhecido - seja um ser humano, seja um intruso canino. Além disso, os cachorros podem eriçar os pelos do dorso e se apoiar nas patas traseiras para parecerem maiores e mais fortes.
Ele está amedrontado
Quando se sentem inseguros, eles geralmente arqueiam as costas, abaixam a cabeça, mantêm os olhos dilatados, e a boca, fechada. A base da cauda e as orelhas ficam próximas ao corpo e as pernas a postos para uma retirada súbita.
Quer brincar?
Alguns cães aprendem que determinados gestos podem trazer benefícios. Ao levantar a pata, por exemplo, eles chamam a atenção do dono para que comece a brincadeira. Os olhos interessados, a boca relaxada e as orelhas levantadas mostram que o animal está cheio de energia para se divertir e interagir com quem se aproxima.
Muito alegre
Patas dianteiras abaixadas e as traseiras erguidas. Cauda balançante. Esses são sinais que indicam pura descontração. Não à toa, é a postura mais comum durante as brincadeiras entre cães. Na hora da diversão, o focinho fica relaxado, e a boca, levemente aberta. Eventuais latidos também são indicativos de que estão felizes.

 

Como decifrar os sentimentos do seu bichinho a partir das expressões faciais e do jeito como ele balança o rabo

 

Foto: Getty ImagesSe o rabo do seu cachorro estiver levantado, com um balanço irregular e lento, significa que ele está curioso
Foto: Getty Images

Passeios diários e rotina regrada. Muitas vezes, esses requisitos não são suficientes para deixar o seu 'melhor amigo' feliz. E você fica angustiada, sem saber o que ele quer... Mas existe uma maneira de descobrir: basta entender a linguagem do bichinho. Segundo Andrea McHugh, autora do livro Como Fazer Seu Cachorro Feliz (Ed. Larousse do Brasil), os cachorros têm expressões fáceis de compreender. E mais: o balanço - ou não - da cauda também nos mostra uma série de sentimentos.

Como entender seu cão pela cara dele

. Preocupado
Além de permanecer com a boca bem fechada, afasta a cabeça de algo que viu.
. Curioso
Também com a boca cerrada, olha fixo para frente ou para algum objeto, com as orelhas levemente levantadas.
. Ouvinte
Mantém as quatro patas no chão, conserva a boca fechada e deixa as orelhas em pé. Quando esboça essas reações, o cachorrinho está tentando entender suas palavras.
. Ansioso
Abaixa a cabeça, com lábios frouxos e repuxados para trás. Isso também indica medo de algo ou alguém.
. Ameaçador
Fica com dentes e gengiva aparentes. Faz isso quando outros gestos ameaçadores (como desviar o olhar) falham.
. Agressivo:
Rosna e também mostra todos os dentes. Prepare-se, pois o próximo passo do animal é atacar.

Como entender o que ele quer dizer quando abana o rabo

Abanar o rabo mostra ao dono não apenas a felicidade do cão! De acordo com a posição e os movimentos, você pode desvendar desda curiosidade até a agressividade dele. Veja mais:
Posição do rabo - Levantado, balançando bastante
Indica - Felicidade
Posição do rabo - Levantado, com um balanço irregular e lento
Indica - Curiosidade
Posição do rabo - Entre as pernas, mas ainda se movendo com indecisão
Indica - Insegurança
Posição do rabo - Entre as pernas, parado
Indica - Medo
Posição do rabo - Parado e levantado ou na horizontal
Indica - Agressividade
Posição do rabo - Reto, baixo e imóvel
Indica - Extrema agressividade. Antes de atacar, fica imóvel para não alertar a presa.

 

Fonte

 

Sem comentários:

Enviar um comentário