08 abril 2011

Reino Unido está prestes a proibir o uso de animais em circos



Face à indignação do público britânico em relação à forma violenta como uma fêmea de elefante asiático foi tratada pelo treinador do circo a que pertencia, a Ministra do Ambiente do Governo do Reino Unido já anunciou a intenção de proibir a utilização de animais selvagens em espectáculos circenses.
Na semana passada foi dado a conhecer ao público britânico um vídeo obtido com uma câmara oculta que revelava a forma brutal como uma fêmea de elefante asiático pertencente a um circo britânico era tratada pelo seu treinador nos bastidores.
As imagens chocaram os telespectadores que exprimiram a sua indignação, o que levou a Ministra do Ambiente do governo britânico a anunciar que tomará medidas de forma a proibir do uso de animais selvagens em espectáculos de circo. Entretanto a elefante Anne já foi apreendida e esse será o destino de todos os outros animais selvagens circenses.
O fim das actuações de animais selvagens no circo é uma pretensão dos grupos defensores dos direitos dos animais há muitos anos no Reino Unido, tal como acontece em Portugal, não apenas devido ao modo violento como são frequentemente treinados, mas também porque o obrigar os animais a realizar actividades que não lhes são naturais atenta contra o seu bem-estar.
No nosso país, continua a ser permitida a exibição de animais em espectáculos de circo, uma realidade que a associação Animal, uma das principais associações nacionais de defesa dos direitos dos animais, considera obsoleta.
Para impedir que estes e outros maus tratos a animais continuem a ser frequentes, a associação lançou uma petição para que a Lei de Protecção dos Animais, que data de 1995 seja revista.
Entre as principais medidas propostas pela Animal, inclui-se também a proibição das touradas, rodeios e lutas entre animais, bem como a criminalização dos maus-tratos de que possam ser alvo.
A nova Lei de Protecção dos Animais, que se baseia na alteração do estatuto jurídico dos animais, também contempla a promoção do bem-estar dos animais domésticos, através criminalização do abandono dos animais e a possibilidade de que as despesas de alimentação e saúde dos animais de companhia possam ser incluídas na declaração de IRS.
Saiba mais sobre a proposta para uma nova Lei de Protecção dos Animais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário