27 dezembro 2011

Fogos de artifício e rojões podem prejudicar saúde dos animais

 

Ana Ligia Noale

No final do ano, os fogos de artifício e rojões fazem as confraternizações mais coloridas e animadas. Porém, se o barulho já assusta algumas pessoas e crianças, imagine os animais de estimação, que têm os ouvidos mais sensíveis.

Segundo a veterinária Andréa Mutti, todos os bichos de estimação sofrem com o alto volume dos fogos. “Apesar de todos sofrerem, os gatos se defendem melhor, pois se escondem em qualquer cantinho. Nessas horas, as aves que vivem em gaiola devem ser mantidas em local tranquilo, para não se estressarem ou adoecerem. Mas são os cachorros que mais sofrem com esses barulhos”.

Para a veterinária, o ideal é manter os cães em local seguro e confortável, para que tenham onde se proteger. “Nunca se deve deixar um cão amarrado em coleira ou corrente nessas ocasiões. Na hora do susto, ele pode acabar se sufocando. Varandas e sacadas também são contraindicadas”, indica Andréa.

De acordo com a veterinária, é possível preparar o ambiente onde os cachorros ficarão e tratá-los com florais. “Para isso é necessário um certo planejamento e começar o tratamento uma ou duas semanas antes das festas”, acrescenta.

Dentro de uma casa enfeitada para o Natal e Ano-Novo, algumas armadilhas também podem oferecer risco aos animais. “Os cordões de luzinhas são os mais perigosos. Cães e gatos podem se enroscar e acabar se machucando, sem falar que podem derrubar a árvore de Natal em cima deles e de pessoas da casa. A maioria dos enfeites hoje em dia não quebram, mas os de vidro são um perigo”, alerta Andréa.

A veterinária lembra que dar “beliscos” da confraternização para os animais pode ocasionar intoxicação alimentar grave e em alguns casos até internação. “A recomendação é para manter a dieta do bichinho. Os alimentos mais pesados, como carnes e farofas, podem fazer mal a eles”.

Como ninguém quer passar as festas de final de ano com o animalzinho de estimação no veterinário, a dica é comprar petiscos específicos para a espécie. “Se o dono achar que o bichinho merece algo especial por ser dia de festa, pode comprar um petisco específico para a espécie, como patê ou biscoito”, conclui a veterinária.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário