01 outubro 2012

Cidade colombiana recebe prêmio por ser exemplo de proteção aos animais

 

30 de setembro de 2012 às 6:00

Por Helena Barradas (da Redação)

image

Foto: Donaldo Zuluaga

Se compararmos com grandes cidades europeias e latino-americanas, Medellín, na Colômbia, é a cidade que mais trabalha em função de proteger os animais. As informações são do jornal El Colombiano.

A Fundação Franz Weber, da Suíça, tem um prêmio que honra esse tipo de trabalho e decidiu dá-lo à cidade como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Não é um prêmio qualquer, é uma forma de retribuir à cidade que investiu muito tempo e dinheiro para conscientizar a população de que os animais merecem tanto respeito quanto as pessoas.

Leonardo Anselmi, um dos diretores da Fundação e idealizador do projeto que defende o fim das corridas de touros na Catalunha, nos contou algumas coisas que fizeram com que Medellín fosse a primeira cidade a ganhar esse prêmio.

Uma delas é a existência de um abrigo para cães e gatos, chamado La Perla. Outra coisa foi que a Fundação conseguir tirar de circulação veículos de tração animal (no que Medellín foi a pioneira na América Latina). Também fazem parte do conjunto de benefícios para a população animal a criação de um Esquadrão Anticrueldade Animal da Polícia, para averiguar os casos de maus-tratos contra os animais; a criação de um programa de castração de cães e gatos de rua; feiras de adoção. Além disso, propuseram colocar um chip nos animais para localizá-los facilmente em caso de perda.

“Estive em Medellín no ano passado, conheci os maravilhosos programas criados ali. É incrível como uma cidade que tenha tido tantos problemas e lutou para saná-los hoje faça tanto por seus animais”, disse Anselmi, que entregou o prêmio para a secretária do Meio Ambiente, Ana Milena Joya, durante a noite.

O Prêmio

O prêmio consiste na imagem de uma coruja entalhada em madeira por artesãos suíços. Mónica Jaramillo Palacio, subsecretária da Cultura Ambiental, enfatizou que receber o prêmio de uma fundação com tanta tradição, que fez tanto pelo bem-estar animal no mundo, “significa que o que fazemos tem reflexo mundial e nos impele a não parar, mas a continuar criando estratégias”.

A funcionária da Secretaria de Cultura Ambiental avaliou que o prêmio foi merecido e assinalou que devem continuar estimulando as adoções. “Devemos garantir que as pessoas tratem bem aos animais domésticos, e que eles adotem os animais, não os comprem. Os animais de La Perla são bem cuidados, mas precisam de uma família.”

Mauricio Gómez, da Associação Defenzoores, que trabalha a fim de educar e sensibilizar os indivíduos com relação ao cuidado animal, destacou que o prêmio coloca Medellín no primeiro plano como cidade humanizada.

“Somos uma das poucas cidades no mundo que não têm Centro de Controle de Zoonoses; não sacrificamos os cachorros de rua, mas os resgatamos e os colocamos para adoção”, concluiu.

ANDA

Sem comentários:

Enviar um comentário